segunda-feira, 29 de agosto de 2011

" Paisagem em Mutação: a invenção de Belo Horizonte"

Museu Histórico Abílio Barreto, 27 de Agosto de 2011
Da esquerda para a direita: Adriana Marques Rodrigues, n°:01;
                                              Maria Thereza Machado Facundo, n°:34;
                                            Chiara Cássia Oliveira Amorim, n°:12;
                                    Karolina Celestrino Silva, n°:26;
                                        Amanda Araujo de Oliveira, n°: 03.
Descrição do Evento:


O Museu Histórico Abílio Barreto, localizado no bairro Cidade Jardim e inaugurado em 18 de fevereiro de 1943, conta com um casarão, um dos poucos que resistiram ao processo de modernização da cidade, no qual está acontecendo a exposição “Paisagem em Mutação: a invenção de Belo Horizonte”, que possui um acervo histórico com objetos do tempo do antigo Arraial do Curral Del Rei e dos seguintes anos.
Na exposição, a partir de textos grafados nas paredes, complementados por imagens, objetos, peças de épocas e uma maquete, pode-se observar a origem e todo processo de urbanização da atual cidade que, inicialmente, foi construída a partir de um projeto, mas que com a chegada de novas famílias foi se transformando e se desenvolvendo, modernizando.
O procedimento das desapropriações dos antigos habitantes, a demolição de casarões históricos, o enobrecimento da cidade, a construção dos edifícios, e todo o passado que influenciou no presente momento foi sistematicamente detalhado, de maneira que todos os visitantes do museu pudessem compreender como surgiu a atual Belo Horizonte.


Comentário Crítico:

A visita ao Museu Histórico Abílio Barreto é muito válida a partir do momento que se descobre mais do passado da nossa cidade, como ela surgiu e como foi se tornando a capital de Minas Gerais, além de se localizar em um local muito bonito e tranqüilo, apropriado para ir com toda a família.
Enfim, é muito interessante poder compreender como era o passado, por meio de objetos, imagens e réplicas (no caso da maquete) que, de certa forma, ajudam a entender o presente, principalmente quando se trata do local em que se habita, onde se proporciona uma reflexão de toda a criação da nossa capital nos tempos atuais.
As exposições do museu se encontram disponíveis às terças, sextas, sábados e domingos de 10 às 17h. Quartas e quintas de 10 às 21h.  A visita a este museu riquíssimo em conhecimento é gratuita.


Maquete do antigo Arraial do Curral del Rei


~

7 comentários:

  1. ótima postagem! Já visitei o mesmo e me agradou bastante o que lá encontrei...
    Continuem assim..=)

    ResponderExcluir
  2. eu fui tbem nossa é muito bom!ta maravilhoso o trabalho meninas!

    ResponderExcluir
  3. Agora fiquei com mais vontade de conhecer =D Parece ser muito Legal .. Muito legal o trabalho gente *-*

    ResponderExcluir
  4. Como eu amo tudo isso !! Parabéns está lindo

    ResponderExcluir
  5. Ótima postagem garotas... esse realmente é um belo museu.. =)

    ResponderExcluir
  6. Fui lá também e achei muito interessante a casa, os móveis. E tinha um vídeo lá falando como era antigamente muito bom.

    ResponderExcluir